sábado, 23 de maio de 2009

Profeta Gentileza ♥



Quando o ônibus chegava na Avenida Presidente Vargas, me sentia aliviada. Faltava pouco pra chegar no trabalho. Sempre correndo. Sempre atrasada. E já ia avistando aquela figura de túnica branca, com cartazes na mão. Sempre sorrindo, com seu olhar triste. Eu olhava com dó. Aquele homem,já velho, sempre profetizava frases que eu nunca consegui ouvir. Naquele transito louco, ele parecia o mais lúcido dos mortais.
As vezes eu saltava por ali mesmo. Me afastava bem rapidinho pra poder atravessar a via. Tinha medo dele. Sempre tive medo dos loucos. Isso desde o dia que a maluca bêbada quase me bateu.Fiquei com trauma.
Tinha vontade de me aproximar dele. De saber se tinha família. Ele sempre estava limpinho. Vontade de dizer: vai pra casa, é perigoso você estar aqui, no meio deste trânsito. Você não tem filhos? Mas o medo não deixava.
E eu nunca mais vi o velhinho dos olhos tão profundos.
Anos depois,um enredo de escola de samba me chamou a atenção. Fiquei perplexa!
O velhinho tinha virado samba-enredo.
Ele era o Profeta Gentileza. O mesmo que tinha escrito àquelas mensagens de paz e amor nas pilastras das avenidas da zona portuária.
O homem de quem eu tanto tinha medo. Mesmo com seu olhar fraterno e humilde, eu tinha medo.
Então, conheci um pouco de sua estória e lamentei de nunca ter a coragem de me aproximar.
Mas como o tempo não volta, deixo aqui um enorme beijo para aquele velhinho que sonhou em transformar o mundo, que doou seu coração e parte de sua vida trazendo mensagens de luz.
Gentileza gera Gentileza!
Ele estava certíssimo! O caminho é um só. O do amor incondicional.
Me desculpe por temer aquilo que desconheço.
Muita Luz pra você.♥

Para quem desconhece:
♥♥♥ No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.

Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ DeDiCaDo a todos que sentem paixão por "pequenos nadas". Deixe seu comentário!
Com carinho!
Deise ♥